Dúvidas Frequentes

INTERESSE GERAL

O que a LINHA1 faz ?A LINHA1 permite que brasileiros possam agendar consultas com profissionais de saúde pela internet, 24 horas por dia, sem a necessidade de telefonemas.

Como a LINHA1 faz os agendamentos ?1. Os profissionais de saúde configuram suas agendas na LINHA1;

2. Os pacientes informam o que procuram em nosso sistema de busca;

3. São oferecidos os horários livres dos profissionais que realizam o serviço desejado;

4. Os pacientes escolhem e agendam o compromisso sem a necessidade de telefonemas.



Quanto custa agendar uma consulta através da LINHA1 ?Nada, buscar horários livres e agendar compromissos através da LINHA1 é totalmente GRATUITO.

A LINHA1 é algum tipo de convênio médico ou clube de descontos ?Não. A LINHA1 apenas permite o agendamento das consultas, não estamos envolvidos no processo de pagamento dos compromissos agendados através do nosso sistema. 

Os profissionais de saúde dão descontos em consultas ou exames agendados através da LINHA1 ?Não, é vedado aos profissionais de saúde oferecer descontos ou qualquer outra vantagem no pagamento de seus honorários para compromissos agendados através da LINHA1. Caso você tenha conhecimento desta prática, por favor, denuncie através do menu "Ajuda" item "Contato".

Quais as fontes de receita da LINHA1 ?

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O que devo fazer para poder agendar uma consulta através da LINHA1 ?Você deve realizar seu cadastro, link "Fazer cadastro" no topo direito da página principal, e seguir as instruções para validar seu e-mail.

Posso agendar consultas para meus dependentes, mesmo que eles não tenham se cadastrado no sistema ?Sim, no momento da confirmação de cada agendamento você poderá indicar quem será o paciente.

Posso informar condições especiais do paciente para que a clínica se prepare para recebê-lo ?Sim, no momento da confirmação de cada agendamento você poderá informar condições especiais do paciente.
Por exemplo: paciente cadeirante.


Quem terá acesso às minhas informações pessoais ?Somente os usuários com acesso a agendas LINHA1 (por exemplo: profissionais de saúde e secretárias) terão acesso a suas informações. Isto é necessário para que a clínica saiba quem será atendido e, fornecer informações pessoais do paciente, é o que fazemos quando agendamos uma consulta pelo telefone (nome, data de nascimento, telefone de contato, convênio, etc.).

Quem poderá editar minhas informações pessoais ?Os dados de convênio médico e/ou odontológico podem ser editados por você ou por um usuário com acesso a agendas LINHA1 (por exemplo: profissionais de saúde e secretárias) contanto que tenham permissão para isso, concedida por quem criou a agenda. Todas as demais informações somente podem ser editadas por você.

Tenho como acompanhar os agendamentos feitos por mim através da LINHA1 ?Sim, existe um calendário de compromissos que pode ser acessado através do menu "Minha saúde" no item "Ver meus compromissos".

Os pacientes podem cancelar ou remarcar agendamentos através da LINHA1 ?Sim, através do menu "Minha saúde" item "Ver meus compromissos" cada compromisso agendado pode ser cancelado ou remarcado pelo próprio paciente, sem a necessidade de telefonemas.

Existe algum comprovante dos agendamentos e dos cancelamentos realizados através da LINHA1 ?Sim, para cada agendamento ou cancelamento um protocolo é gerado e serve como documentação do compromisso agendado ou cancelado.

É possível confirmar a autenticidade de um protocolo de agendamento ou cancelamento ?Sim, através do menu "Agendas LINHA1" item "Ver autenticidade de protocolos".

Caso exista mais de um protocolo para o mesmo agendamento, qual será considerado válido ?O único momento em que existe mais de um protocolo para o mesmo agendamento, é quando um agendamento é cancelado. Nestes casos, o protocolo mais recente (de Cancelamento) deverá ser considerado válido.

Sou obrigado a imprimir e levar o Protocolo de Agendamento no dia da consulta ?Não, você pode apenas anotar o número do protocolo. Porém, sugerimos que o protocolo seja impresso e levado no momento da consulta.

Como a LINHA1 confirma a identidade dos profissionais cadastrados ?A LINHA1 utiliza dois níveis de validação de identidade dos profissionais cadastrados:
 
1) Validação eletrônica: realizada automaticamente pelo sistema e equivalente ao nível de confirmação de identidade obtido em um telefonema para uma clínica. Não existe 100% de garantia na veracidade das informações fornecidas pelo profissional.

2) Validação documental: o profissional envia documentos e uma declaração de veracidade de informações prestadas, gerada pela LINHA1. Desta forma, a LINHA1 assume o papel de um auditor e pode garantir a veracidade da identidade do profissional.

Prefira agendar compromissos com profissionais que têm Validação Documental de identidade.


Como posso saber o nível de validação da identidade de cada profissional ?Sempre que o nome de um profissional é exibido, o nível de validação de sua identidade é exibido em conjunto.

Posso realizar agendamentos com profissionais dos dois níveis de validação de identidade ?Sim, você pode agendar consultas com profissionais com Validação Eletrônica ou Documental. Porém, sugerimos que todos dêem preferência para profissionais com Validação Documental.

Por que existem itens do menu que não são acessíveis para mim ?O acesso a algumas áreas da LINHA1 é restrito e segue os seguintes critérios:

1) Itens "Meu currículo", "Orientações pré-consulta", "Criar dica de saúde/beleza" e "Acessar Comunidade de Profissionais" são restritos a profissionais de saúde com Validação Documental de identidade;

2) Itens "Acessar agendas" e "Ver dados de meus pacientes" são restritos a usuários com qualquer nível de acesso a Agendas LINHA1;
 
3) Item "Agendar paciente" é restrito a usuários com acesso superior a "somente leitura" para Agendas LINHA1;
 
4) Itens "Editar agendas", "Compartilhar agendas", "Inativar agendas" e "Transferir titularidade" são restritos aos criadores de Agendas LINHA1;
 
5) Itens "Validar agendas" e "Solicitar Validação Documental" são restritos aos profissionais de saúde.


A LINHA1 envia mensagens por e-mail ou outros meios como SMS ?Sim, a LINHA1 envia e-mails com o objetivo de validar o e-mail cadastrado, informar sobre agendamentos e cancelamentos, informar os profissionais de saúde sobre agendas abertas para eles, convidar pessoas para compartilhar acesso a agendas (ex.: secretárias de uma clínica), entre outros.
A empresa está desenvolvendo serviços que permitirão o envio de lembretes de compromissos via SMS, entre outros. A previsão de lançamento destes serviços é início de 2010.

Ao aceitar o "Contrato de responsabilidade e de utilização dos serviços LINHA1", que pode ser acessado através do menu "Ajuda" item "Tudo sobre a LINHA1" ou no link "Tudo sobre a LINHA1" na página principal, todos os usuários da LINHA1 concentem o envio dessas mensagens.


SOBRE AS AGENDAS LINHA1

O que é uma Agenda LINHA1 ?É uma agenda configurada em nosso sistema, indicando local de atendimento, especialidade atendida, formas de pagamento aceitas, compromissos que podem ser agendados, dias e horários de atendimento, entre outras informações.

O que a LINHA1 faz com as agendas criadas ?A LINHA1 utiliza as agendas criadas para oferecer os horários livres àqueles que desejam agendar algum dos compromissos oferecidos, permitindo que o agendamento seja feito em tempo real.

Quanto custa criar e manter uma Agenda LINHA1 ?Nada, este é um serviço GRATUITO para todos os profissionais de saúde.

Como faço para criar uma Agenda LINHA1 ?Você pode criar uma agenda após a etapa de Validação de e-mail durante o processo de cadastro de um novo usuário ou, o usuário logado, pode criar uma agenda acessando no menu "Agendas LINHA1" o item "Criar agenda".

Quais são os níveis de acesso para as agendas LINHA1?Existem 3 níveis de acesso para Agendas LINHA1, são eles:

1) Somente leitura: permite somente a leitura das agendas;
 
2) Agendar, cancelar compromissos, bloquear e liberar horários: permite a marcação de consultas, cancelamentos, bloqueio de horários livres e liberação de horários bloqueados;
 
3) Acesso do Titular (criador da agenda): mesmas funções anteriores além de permitir editar a agenda, compartilhar a agenda com outras pessoas, inativar a agenda e transferir a sua titularidade.


Quem pode criar uma agenda LINHA1 ?Qualquer usuário cadastrado pode criar uma Agenda LINHA1, mas somente um profissional de saúde pode validar a agenda e torná-la ativa. Quem cria uma agenda é considerado Titular da Agenda e o profissional que a valida é considerado o Responsável pelos atendimentos.

O Titular e o Responsável de uma Agenda LINHA1 podem ser a mesma pessoa ?Sim.

A titularidade de uma agenda pode ser transferida ?Sim, mas somente outra pessoa cadastrada na LINHA1 pode ser convidada para ser o novo Titular. A solicitação de transferência é feita através do menu "Agendas LINHA1" no item "Transferir titularidade" e ela somente estará completa após o convite ter sido aceito.

O que acontece quando o convite de transferência de titularidade é aceito ?A pessoa que aceitou passa a ser o novo titular da agenda e detentor dos deveres e direitos de acesso no nível de Titular (mais detalhes no "Contrato de responsabilidade e de utilização dos serviços LINHA1" acessível através do menu "Ajuda" item "Tudo sobre a LINHA1" ou link na página principal "Tudo sobre a LINHA1"). O antigo titular perde o acesso a agenda.

Como fazer para que o antigo titular de uma agenda volte a ter acesso a ela ?O novo titular da agenda em questão deve compartilhá-la com o antigo titular. Isso pode ser feito através do menu "Agendas LINHA1" no item "Compartilhar agendas". O compartilhamento só estará concluido quando o antigo titular aceitá-lo.

O Responsável por uma Agenda LINHA1 deve ser o profissional que prestará o atendimento ?Não necessariamente, o responsável pela agenda deve ser o profissional que garante a veracidade das informações. Porém, o atendimento poderá ser feito por outra pessoa. 

Exemplo: Em uma agenda onde o compromisso é um Raio-X, o exame poderá ser realizado por um técnico em Raio-X. O responsável pela agenda só está garantindo que as informações sobre o atendimento estão corretas. 


O Responsável por uma agenda pode ser trocado ?Não, caso o profissional responsável se desligue do serviço por qualquer motivo, a agenda deve ser inativada pelo Titular (menu "Agendas LINHA1" item "Inativar agendas") e uma nova agenda deve ser criada e validada.

Uma Agenda LINHA1 pode ser apagada ?Não, as Agendas LINHA1 somente podem ser inativadas pelo seu Titular. Isso pode ser feito através do menu "Agendas LINHA1" no item "Inativar agendas".

O que acontece quando uma agenda é inativada ?Quando uma Agenda LINHA1 é inativada, os compromissos agendados para horários posteriores ao momento da inativação são mantidos e, cabe ao Titular da agenda garantir o seu cumprimento ou realizar o cancelamento dos compromissos. Os horários livres existentes são todos bloqueados.
 
Este processo é irreversível e pode ser feito através do menu "Agendas LINHA1" no item "Inativar agendas".


Como posso permitir que outras pessoas acessem as agendas criadas por mim ?Para que outras pessoas tenham acesso às agendas criadas por você (ex.: secretárias), você deve convidá-las a compartilhar o acesso às agendas através do menu "Agendas LINHA1" item "Compartilhar agendas". O compartilhamento só estará completo quando a pessoa convidada por você aceitar compartilhar a agenda.

Para que uma pessoa seja convidada, não é necessário que ela esteja cadastrada na LINHA1.


É possível cancelar um compartilhamento feito ?Sim, na tela de exibição dos compromissos de cada agenda, acessível através do menu "Agendas LINHA1" item "Acessar agendas", existe um botão à esquerda da tela intitulado "Ver compartilhamentos". Ao clicar sobre este botão, é possível saber quais pessoas compartilham acesso à agenda e cada compartilhamento pode ser cancelado.

Somente o Titular da agenda pode cancelar compartilhamentos.


Depois de criada, uma Agenda LINHA1 pode ter suas configurações editadas ?Sim, porém somente o Titular pode editar as configurações de suas agendas. Isso pode ser feito através do menu "Agendas LINHA1" no item "Editar agendas".

PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Porque devo criar uma Agenda LINHA1 ?Você deve criar uma Agenda LINHA1 pois:

1) Seu serviço (clínica, hospital, outro) estará aberto 24 horas por dia para seus pacientes agendarem consultas ou exames, sem custos extras;

2) Sua secretária terá mais tempo livre para atuar em outras funções, como na recepção aos pacientes;

3) Seu serviço reduzirá custos economizando com linhas telefônicas e call centers;

4) As  visitas de representantes comerciais serão em horários marcados e com prévia identificação de quem o visitará e para qual empresa o representante trabalha. Isso significa maior segurança para seu serviço;

5) Seus colegas poderão encaminhar pacientes para você agendando os encaminhamentos diretamente em sua agenda, através da LINHA1. Sem a necessidade de entregar "papeizinhos" com telefones para encaminhar pacientes.

6) O agendamento de compromissos em saúde através da internet certamente será rotineiro em um futuro próximo.


Quem terá acesso aos dados de contato de meu serviço ?Apenas usuários cadastrados, logados e que procuram serviços oferecidos por você serão informados sobre como encontrar seu consultório, clínica ou hospital.

Preciso ter um computador conectado à Internet em minha clínica para usar a LINHA1 ?Não, profissionais que utilizam agendas de papel podem oferecer seus horários para agendamento através da LINHA1 sem a necessidade de investimentos em computadores ou internet.

Saiba mais na resposta da pergunta sobre como garantir que não existam agendamentos em duplicidade, abaixo.


Já utilizo uma agenda informatizada, posso utilizá-la em conjunto com a LINHA1 ?Sim, utilizar a LINHA1 em conjunto com agendas informatizadas é igual a utilizá-la em conjunto com agendas de papel.

Saiba mais na resposta da próxima pergunta. 


Utilizo agendas de papel ou uma agenda informatizada, como garantir que não existam agendamentos em duplicidade quando eu criar uma Agenda LINHA1 ?No final do processo de criação de agendas, você encontrará uma área intitulada "Configurações do Agendamento Online". Nesta área você poderá definir com quanto tempo de antecedência os horários livres de sua agenda devem deixar de ser oferecidos na Internet.
Você pode configurar sua agenda para fechar a oferta de horários livres com, por exemplo, 2 dias de antecedência. Desta forma, você receberá a lista de agendamentos feitos através da LINHA1 em seu e-mail com 2 dias disponíveis para que os compromissos agendados via Internet possam ser incluídos em sua agenda de papel ou no sistema de sua clínica e saberá que os horários livres restantes poderão ser utilizados por sua secretária sem risco de agendamentos em duplicidade.

Veja exemplo na resposta da próxima pergunta.


Qual um exemplo prático para utilizar a LINHA1 em conjunto com agenda de papel ou outra agenda informatizada sem ter agendamentos em duplicidade ?Imagine um profissional de saúde que atende de segunda a sexta-feira das 13:00h às 19:00h e utiliza agenda informatizada ou de papel para marcar suas consultas.
Uma forma deste profissional oferecer horários através da LINHA1 sem se preocupar com agendamentos em duplicidade é, por exemplo, configurar a Agenda LINHA1 definindo como horários de atendimento de segunda a sexta-feira das 17:00h às 19:00h e solicitando que a oferta de horários livres seja fechada com 2 dias de antecedência. Desta forma, ele e todas as pessoas que compartilham acesso à Agenda LINHA1, receberão via e-mail a lista dos agendamentos realizados online dois dias antes da data dos compromissos e os horários livres restantes não continuarão a ser oferecidos para agendamento via LINHA1. Assim, a secretária deste profissional sabe que só poderá começar a agendar compromissos por telefone ou pessoalmente na clínica para depois das 17:00h, com dois dias de antecedência.
Os horários entre 13:00h e 16:59h não serão oferecidos na Internet e poderão receber agendamentos feitos por telefone ou pessoalmente sem risco de duplicidade a qualquer momento. 


Quero criar uma Agenda LINHA1, mas não quero permitir que ela receba agendamentos pela internet, isto é possível ?Sim, durante o processo de cadastro dos tipos de compromisso que poderão ser agendados em sua agenda, você indicará quais compromissos poderão e quais não poderão ser agendados por pacientes via internet. Indicando que todos os compromissos não poderão ser agendados via internet, os agendamentos somente serão feitos pelas pessoas que compartilharem acesso à sua agenda com permissão para agendar compromissos.

Quanto custa criar e manter uma Agenda LINHA1 ?Nada, esse serviço é GRATUITO para profissionais de saúde.

Minha secretária criou minha Agenda LINHA1 e não trabalha mais comigo, como devo proceder para que ela não tenha mais acesso à agenda ?Como a secretária foi a responsável pela criação da agenda, ela é a Titular e você deve solicitar a ela que transfira a titularidade da agenda para você ou outra pessoa do seu interesse. Isso pode ser feito através do menu "Agendas LINHA1" no item "Transferir titularidade" . O processo estará concluído quando o novo titular aceitar a transferência e sua antiga secretária perderá automaticamente o acesso à agenda.

Minha ex-secretária compartilha o acesso à uma agenda que ela NÃO criou, como devo proceder para que ela não tenha mais acesso à agenda ?O Titular da agenda na qual a secretária tenha acesso deve cancelar o compartilhamento com a secretária. Isso pode ser feito acessando a agenda, através do menu "Agendas LINHA1" item "Acessar agendas", e clicando-se sobre o botão "Ver compartilhamentos", localizado à esquerda da tela quando a agenda estiver aberta.

Posso informar ao paciente meus dados curriculares ?Sim, o cadastro das informações curriculares pode ser feito através do menu "Meus dados" no item "Meu currículo". 

Esta vantagem só é permitida aos profissionais com Validação Documental de identidade.


É possível informar o paciente sobre cuidados e preparativos para que a consulta ou exame possa ser realizado ?Sim, através do menu "Agendas LINHA1" no item "Orientações pré-consulta", você pode cadastrar as orientações necessárias a cada tipo de compromisso que pode ser agendado através da LINHA1.

Por exemplo: um oftalmologista pode solicitar ao paciente que retire as lentes de contato gelatinosas com 3 dias de antecedência da consulta.


Como a LINHA1 ordena as agendas no resultado das buscas ?O ordenamento das agendas segue os critérios:

1º) Nível de validação da identidade do profissional responsável pela agenda: agendas com responsáveis que fizeram a Validação Documental são posicionadas acima das demais;
 
2º) Registro da especialidade do profissional responsável pela agenda no CFM (no caso de médicos): agendas em que o responsável tem a especialidade da agenda registrada para si no CFM são posicionadas acima daquelas que não tem;
 
3º) CNES informado para o endereço de atendimento: agendas com CNES informado para o endereço de atendimento são posicionadas acima daquelas que não têm.
 
O critério de desempate é o tempo de vida da agenda, agendas mais antigas são exibidas acima das mais novas.


Tenho um computador conectado à Internet no consultório, posso encaminhar pacientes para colegas agendando diretamente na agenda deles, mesmo que o paciente não seja cadastrado na LINHA1 ?Sim, no momento da confirmação de cada agendamento você poderá informar que o agendamento se trata de um encaminhamento seu. Isto permite que tratamentos multidisciplinares sejam mais ágeis e evita que o paciente se perca.

Porque devo convidar colegas para criar uma Agenda LINHA1 ?Quanto mais contatos você tiver na LINHA1, mais fácil será encaminhar pacientes e receber encaminhamentos. Além disso, você poderá discutir casos clínicos com eles através da Comunidade de Profissionais.

O que é a Comunidade de Profissionais LINHA1 ?A Comunidade de Profissionais é um espaço reservado para que os profissionais de saúde possam realizar discussões multidisciplinares, trocar informações genéricas, enviar fotos e vídeos de consultório ou cirurgias, oferecer oportunidades de trabalho, entre outros.

Como posso ter certeza que as informações colocadas na Comunidade de Profissionais são acessadas somente por profissionais de saúde ?O acesso à Comunidade de Profissionais é restrito àqueles que realizaram a Validação Documental de suas identidades profissionais.
 
A Validação Documental pode ser solicitada através do menu "Para profisssionais de saúde" item "Solicitar Validação Documental"


Como posso acompanhar as discussões dos assuntos na Comunidade de Profissionais ?Todos os profissionais com acesso à Comunidade recebem via e-mail um link para acessar cada assunto ou comentário novo que é publicado.
Além disso, as informações podem ser acessadas diretamente no endereço eletrônico da LINHA1 através do menu "Para profissionais de saúde" item "Comunidade de Profissionais".


Os e-mails da Comunidade de Profissionais podem ser encaminhados para outras pessoas não profissionais de saúde. Estas pessoas terão acesso às informações da Comunidade ?Não, cada e-mail contém um LINK para direcionar o profissional às informações, não contém as informações.
Além disso, antes de acessar qualquer informação, é obrigatório que o profissional entre no sistema da LINHA1 utilizando seu nome de usuário e senha.


É possível deixar de acompanhar assuntos que não sejam do meu interesse na Comunidade de Profissionais ?Sim, cada e-mail da Comunidade de Profissionais contém um link para avisar a LINHA1 de que você deseja parar de acompanhar o assunto a que o e-mail se refere. Desta forma, você receberá e-mails somente de assuntos novos e do seu interesse.

Quero participar somente da Comunidade de Profissionais, não quero criar uma Agenda LINHA1, isto é possível ?Sim, ninguém é obrigado a criar uma Agenda LINHA1.
Profissionais que desejam participar somente da Comunidade devem fazer o cadastro normalmente e providenciar a Validação Documental de sua identidade, que pode ser feita através do menu "Para profissionais de saúde" no item "Solicitar Validação Documental".


Como devo proceder para realizar a Validação Documental de minha identidade ?Após a conclusão de seu cadastro, você deve acessar o menu "Para profissionais de saúde" item "Solicitar Validação Documental" e seguir as instruções apresentadas.

Qual fuso horário brasileiro a LINHA1 utiliza para coordenar as atividades automáticas do sistema como, por exemplo, o bloqueio automático da oferta de horários livres ?A LINHA1 utiliza o fuso horário oficial do Brasil, o horário de Brasília.
Desta forma, se sua agenda oferece serviços em regiões com atraso de 1 hora ou adiantada 1 hora em relação à Brasília, considere esta diferença no momento em que programar funcionalidades automáticas do sistema que tenham dependência com o horário.


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